PROJETO CÂMARA PARTICIPATIVA - IV ETAPA

Data: 24/06/2010

PROJETO CÂMARA PARTICIPATIVA - IV ETAPA

Ás 08h00minh do dia 21/05 aconteceu a quarta reunião do Projeto Câmara Participativa, desta vez, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Presidente Getúlio. Com a presença dos Vereadores Ademar Minich, Aroldo Schünke, Iolando Braatz, Luiz Carlos Wilhelm, Altair Novak e da Vereadora Oriana Fillagranna, do cidadão Senhor Charles Donald Zink, acompanhados do Presidente da Câmara Senhor Ademar Schulze que agradeceu o secretario municipal Moacir dos Santos a realização desta audiência que tem por objetivo tomar conhecimento dos trabalhos e metas estabelecidas pela pasta. O secretario Moacir dos Santos, acompanhado do Diretor Agropecuário Artur Poffo, da Turismóloga Luciana Ramos e da Ecóloga Ana Bittencourt, por sua vez, após agradecer a cada um dos Senhores (a) Vereadores (a) e o Senhor Charles a presença, no formato de slides, inicialmente apresentou a composição e desdobramento da pasta que está composta da seguinte forma: Departamento Agropecuário – comandada pelo Diretor Artur Poffo; Departamento da Indústria, Comércio e Serviços – sob a chefia do Diretor Antônio Carlos Frare, Departamento de Turismo e Meio Ambiente – sob a responsabilidade da turismóloga Luciana Ramos e da ecóloga Ana Bittencourt, respectivamente. Em seguida, passou a apresentar e detalhar os serviços prestados á população e que foram executados no ano de 2009 até abril/2010, correspondente ao setor da agricultura, com parceria da Cidasc e Epagri. Frisou também que o Senhor Prefeito atendendo ao pedido dos agricultores envolvidos no projeto Feira Livre Vale das Cachoeiras, mudou o local de funcionamento da mesma que foi transferida do Pavilhão Redondo do Centro de Eventos da cidade para área central ao lado do Poder Executivo, proporcionando assim, mais comodidade aos clientes e melhores condições de negócios aos feirantes. Já, as atividades ligadas ao Departamento de Turismo e de Meio Ambiente ficaram a cargo da Luciana Ramos e da Ana Bittencourt apresentar as respectivas atividades desenvolvidas no ano de 2009/2010, com destaque para o Projeto Acolhida na Colônia, desenvolvido pelo Depto. Turismo e ao Projeto de Conservação e Preservação do Meio Ambiente, promovido pelo Depto. De Meio Ambiente. Um dos pontos mais debatidos e que acabou gerando frustração aos Vereadores foi a lentidão e a falta de perspectivas imediatas para o início do Programa Municipal de Habitação, destinados a famílias baixa renda. Ao ser indagado sobre o assunto, o secretario Moacir colocou que apenas as famílias que já possuem seus lotes estão conseguindo financiamento pela Caixa Econômica Federal a juros bem baixos, porém, para aquelas famílias de baixa renda que não possuem lotes para construção de suas casas e por esta razão se encaixam no Programa Municipal de Habitação, deverão aguardar até meados o segundo semestre quando o Poder Executivo, segundo previsão, deverá dar inicio ao programa.