100%

Ministro do TSE diz que sociedade deve participar da reforma política do país

A comissão especial que analisa as propostas de reforma política da Câmara promoveu nesta quarta-feira, 10 de maio, audiência pública com participação do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin. O magistrado defendeu ser fundamental a participação da sociedade na discussão da reforma.

A reforma política faz parte da pauta prioritária do movimento municipalista brasileiro, capitaneada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade vem estudando os textos propostos pelas Casas legislativas sobre o assunto e aguarda a realização da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de maio, para discutir o assunto com todos os prefeitos do país.

Durante a mobilização, será entregue a todos os gestores do país, participantes deste momento histórico, um questionário sobre uma reforma política que satisfaça as necessidades da esfera municipal. Dessa forma, a entidade divulgará estudo posterior e, com isso, espera colaborar com o desenvolvimento de um melhor sistema político para o país.

Financiamento público
Ao argumentar que atualmente o custeio das campanhas eleitorais é um dos problemas mais graves do sistema político brasileiro. Benjamim avaliou que a solução baseada no financiamento empresarial “se mostrou a mãe do desastre que nós temos hoje”. Ele argumentou que o atual sistema é “perverso” e criou um “submundo de contribuições” que privilegia os doadores em detrimento dos cidadãos, além de colocar a classe política em um “ambiente de clandestinidade”.

O ministro afirmou ainda que o Brasil passa por uma crise na democracia e que não é possível atribuir o problema da corrupção a apenas um partido. “Nós não temos no Brasil um partido político que seja a mãe ou o pai da corrupção. Então, se imputar a um determinado partido político, qualquer que ele seja, como sendo responsável pela crise ética no Brasil hoje, creio que é esquecer o passado de 500 anos do nosso país”, declarou.

Eleitor e financiamento
Para Benjamin, é preciso reconhecer que a democracia tem um custo alto e, por isso, ele sugeriu que sejam criados mecanismos em que o próprio eleitor participe do financiamento. “Democracia, como direitos humanos e outros grandes temas da cidadania, tem custo. Alguém acredita que se possa fazer eleição, mesmo em condomínio, sem custo? Então, esta é a primeira constatação que temos que fazer. Então, se tem custo, evidentemente alguém vai ter que pagar por isso. E a questão é: quem vai pagar por isso e de que forma?”, questionou o ministro.

Além do financiamento, o ministro classificou como graves as crises partidária e de transparência. Ele criticou a atuação de pequenos partidos que não apresentam densidade ideológica, nem capacidade de gestão e apontou o problema do atual sistema que permite a eleição de candidatos desconhecidos pelo eleitor.

Sociedade na discussão
Benjamim afirmou que o relatório parcial apresentado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator das propostas de reforma política que tramitam na Câmara, traz soluções “corajosas” para estes desafios. Mas, alertou que a sociedade como um todo deve participar do debate acerca da reforma política, pois as mudanças têm “efeitos práticos e concretos” na vida do cidadão.

Questionado sobre o voto em lista preordenada, Benjamin disse que tem preferência pelo voto distrital misto, mas entende a inviabilidade de se adotar este sistema diretamente sem uma transição. O voto em lista fechada, como ficou conhecido, é uma das propostas do relator da reforma política na Câmara.

O ministro disse ainda que um grupo de corregedores eleitorais deve terminar ainda nesta quarta um conjunto de sugestões de reforma político-eleitoral que serão enviadas à comissão especial que analisa atualmente três relatórios elaborados por Vicente Cândido.

O primeiro propõe mudanças nas regras para os mecanismos de democracia direta, como referendo popular, plebiscito e projetos de iniciativa popular; o segundo relatório trata da unificação dos prazos de desincompatiblização de pré-candidatos e o terceiro propõe as mudanças na forma de financiamento das campanhas e sugere a adoção do voto em lista fechada para as próximas eleições, entre outros pontos.

Os dois primeiros relatórios já foram aprovados pelos membros da comissão e o terceiro deve ser votado na próxima semana. Para que as mudanças já sejam válidas nas eleições de 2018, a reforma deve ser aprovada pelo Congresso Nacional até o mês de outubro deste ano.

Agência CNM com informações da Agência Brasil


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Bispo Dom Onécimo Alberton visita a Câmara de Vereadores.
Bispo Dom Onécimo Alberton visita a Câmara de Vereadores.

Bispo Dom Onécimo Alberton participou na segunda-feira (22/05/2017) da 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Presidente Getúlio. Estiveram acompanhando o Bispo o Padre Alírio Vicenzi e o Padre Sérgio Rodrigues, juntamente com o Prefeito Municipal Senhor Nelson Virtuoso. A Visita Pastoral Missionária e acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida está na programação do Bispo em sua vinda a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Presidente Getúlio, que acontece do dia 19 à 26 de maio de 2017, e tem como objetivo conhecer a realidade desta paróquia e assim animar a missão evangelizadora do povo de Deus neste território.

Comissão aprova matéria que destina recursos do Fundo 157 a programas sociais e a Municípios com baixo IDH
Comissão aprova matéria que destina recursos do Fundo 157 a programas sociais e a Municípios com baixo IDH

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou matéria que regulamenta liquidação do Fundo 157. O texto prevê a destinação dos recursos para programas nacionais de manutenção e desenvolvimento do ensino e da saúde públicos e a municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), sendo 50% do total para cada caso. A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de...

Ministro do TSE diz que sociedade deve participar da reforma política do país
Ministro do TSE diz que sociedade deve participar da reforma política do país

A comissão especial que analisa as propostas de reforma política da Câmara promoveu nesta quarta-feira, 10 de maio, audiência pública com participação do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin. O magistrado defendeu ser fundamental a participação da sociedade na discussão da reforma. A reforma política faz parte da pauta prioritária do movimento municipalista brasileiro, capitaneada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade vem estudando...

PONTO FACULTATIVO
PONTO FACULTATIVO

Decreto Legislativo nº 023/2017, de 11 de abril de 2017
DECRETA PONTO FACULTATIVO e dá outras providências.

PONTO FACULTATIVO
PONTO FACULTATIVO

DECRETO LEGISLATIVO N° 022/2017, de 24/02/2017.
DECRETA PONTO FACULTATIVO e dá outras providências.

Audiência Pública - Avaliação do cumprimento das Metas Fiscais
Audiência Pública - Avaliação do cumprimento das Metas Fiscais

A Prefeitura Municipal de Presidente Getúlio, realizará nesta sexta-feira 24/02/2017, às 10:00 horas, nas dependencias da Câmara de Vereadores, Audiência Pública para demonstrar a avaliação do cumprimento das Metas Fiscais estabelecidas na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, com os resultados apurados no 3º Quadrimestre de 2016.

INÍCIO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS TEM NOVO HORÁRIO - 19h00min
INÍCIO DAS SESSÕES ORDINÁRIAS TEM NOVO HORÁRIO - 19h00min

Com o objetivo de possibilitar a participação e presença efetiva da comunidade durante as sessões da Câmara, o Presidente Leonardo Pavanello Júnior com o apoio do Plenário alterou o horário de início das reuniões que a partir do dia 06/02 (segunda-feira), próxima Sessão Ordinária, será ás 19h00min.

SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA MÉDICO DR. JOSÉ FRANCISCO DE CHAVES
SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA MÉDICO DR. JOSÉ FRANCISCO DE CHAVES

Aos vinte dias do mês de dezembro de 2016, às 19h00min, a Câmara de Vereadores de Presidente Getúlio acolheu em seu recinto, autoridades políticas, familiares e amigos para o ato solene em comemoração aos 40 Anos de relevantes serviços prestados pelo profissional médico Dr. José Francisco de Chaves.

NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO - DECRETO LEGISLATIVO Nº 016/2016
NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO - DECRETO LEGISLATIVO Nº 016/2016

DECRETO LEGISLATIVO N° 016/2016, de 03/10/2016. ESTABELECE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PRESIDENTE GETÚLIO/SC - e dá outras providências.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Presidente Getúlio, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais,

CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA
CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A CÂMARA DE VEREADORES DE PRESIDENTE GETÚLIO/SC, por seu Presidente o Vereador Lenuir Effting, considerando os últimos acontecimentos que abalaram a ordem pública, CONVIDA a população para participar da Audiência Pública, com o tema: “Segurança Pública Municipal” que será realizada no próximo dia 21 de junho (terça-feira), às 19:30 horas, nas dependências da Câmara de Vereadores, sito a Rua Henrique Fuerbringer, 490, nesta cidade.

COMUNICADO!
COMUNICADO!

Informamos que a partir do dia 29/03/2016 (terça-feira) o atendimento da Câmara de Vereadores estará comprometido em virtude da mudança de Sede. A partir do dia 04/04/2016 (segunda-feira) estaremos atendendo em novo endereço. Rua Henrique Fuerbringer, 490 - Centro.

ELEITA NOVA MESA DIRETORA PARA O EXERCÍCIO DE 2016
ELEITA NOVA MESA DIRETORA PARA O EXERCÍCIO DE 2016

Em obediência ao disposto no § 2º do Art. 16 da Lei Orgânica, combinado com o Art. 14 do Regimento Interno da Casa, durante a Sessão Ordinária realizada dia 14/12 os Vereadores elegeram a nova Mesa Diretora que comandará os trabalhos legislativos no exercício de 2016.

Câmara Antecipa Devolução de R$80.000,00 aos Cofres da Prefeitura
Câmara Antecipa Devolução de R$80.000,00 aos Cofres da Prefeitura

Lenuir Effting, Presidente da Câmara, na presença do Diretor Financeiro da Prefeitura Mauri Weinrich, do Prefeito Nilson Francisco Stainsack e da Secretária de Educação Oriana Fillagranna e sua assistente Anelise Seibel Mann, fez a devolução antecipada de R$80.000,00 aos cofres de Prefeitura provenientes dos primeiros 6 meses de economia de sua gestão a frente do Legislativo Municipal.